Olá Coleguinhas! Bom Dia!
O Post que você está lendo traz o modelo que definimos para realizar nossa análise diplomática e tipológica, nos documentos escolhidos para o Trabalho Final. Sua utilização, ajuda a identificar e definir os elementos escolhidos por nós visando uma melhor compreensão da nossa análise. Abaixo, está o manual explicativo para o preenchimento do formulário que será usado por nós, do DIPLOMUSIC, para a análise dos documentos do acervo do nosso querido Guarnieri.
IDENTIFICAÇÃO
- Contexto: contexto cronológico, geográfico, e atividades que deram origem a produção/acumulação do documento.
- Denominação: nome do tipo documental.
- Espécie: configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações contidas nele (certidão, relatório...).
- Função: função para o qual o documento foi criado.
- Função Arquivística: qual a função do documento em relação ao contexto, nem sempre relacionada a atividade que a gerou.
- Código: identificação do documento de acordo com o Código de Classificação do produtor.
CARACTERÍSTICAS EXTERNAS AO DOCUMENTO: características que se referem a "materialização" do documento (características físicas)
- Gênero: configuração assumida pelo documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação do seu conteúdo.
- Suporte: o material em que se apresenta o documento (ex: papel, fita magnética), onde são registradas as informações.
- Formato: configuração física do documento de acordo com o suporte (ex: livro).
- Forma: diz se o documento é original ou cópia.
CARACTERÍSTICAS INTERNAS AO DOCUMENTO: características que se referem ao conteúdo dos documentos
Fundo: Onde o documento foi produzido/acumulado como reflexo natural e orgânico das atividades administrativas desenvolvidas.
Produtor: unidade administrativa que deu origem ao documento.
Conteúdo: resumo da mensagem que o documento contém.
Destinatário: pessoa física ou jurídica a qual o documento se destina.
Trâmite: o processo em que o documento está inserido desde que é gerado.
Ordenação da série documental: ordem dos documentos segundo um critério (ex: cronológica, geográfica, numérica, alfabética).
Abaixo está o Formulário que utilizaremos para a análise:
IDENTIFICAÇÃO
Contexto: _____________________
Denominação: _________________
Espécie: ______________________
Função: ______________________
Função Arquivística: ____________
Código: ______________________
CARACTERÍSTICAS EXTERNAS AO DOCUMENTO:
Gênero: ________________
Suporte: ________________
Formato: _______________
Forma: _________________
CARACTERÍSTICAS INTERNAS AO DOCUMENTO:
Fundo: _________________
Produtor: _______________
Conteúdo: ______________
Destinatário: ____________
Trâmite: ________________
Ordenação da série documental: _________________
DIPLOMUSIC
1 comentários:
Olá, meninas. Vocês se confundiram. O manual que devia ser feito era o da análise dos documentos que vcs analisarão no trabalho final. Não o manual do modelo dos madrileños, que foi o que vcs fizeram.
;)
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