W E L C O M E !

Sejam Bem Vindos!!
No cumprimento para avaliações da Disciplina Diplomática e tipologia Documental do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, apresentamos o DIPLOMUSIC:
Aqui iremos abordar ícones interessantíssimos sobre o fascinante mundo da MÚSICA, focando principalmente em um grande nome: MOZART CAMARGO GUARNIERI, um dos músicos brasileiros mais ativos do século XX, reconhecido desde 1928, por suas composições inovadoras e de caráter nacional. Durante sua incansável trajetória, muitos documentos foram produzidos e hoje constituem um verdadeiro tesouro para memória da música Brasileira. Munidas com uma amostra de alguns desses documentos, será feita uma análise embasada nas definições e estudos sobre diplomática e tipologia documental.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ROUBO DE MÚSICA!!!!

Paul Anka diz que "THIS IS IT" teria sido "roubada" por Michael Jackson



Segundo Paul Anka, em 1983 ele convidou o cantor americano para o álbum de duetos "Walk a Fine Line". Para o trabalho, a dupla compôs "I Never Heard", que tem a mesma melodia e quase a mesma letra de "This is It".

Na época, Michael não gostou da gravação e se recusou a lançá-la oficialmente. Dias depois, mandou um assessor pegar a fitas originais.

"Ele não gostou de como a música soava", disse o compositor. "Mas o que mais me doeu foi que ele pegou as gravações sem minha permissão", revelou.


"Quando me dei conta, telefonei e pedi que devolvesse o material. Disse que aquilo era ilegal, que ele poderia ser processado. Não quero falar de inimizades. Quero ficar com a sensação de que foi um erro. Não foi legal o que ele fez, mas já o perdoei e está tudo acertado", afirmou.

Alguns anos depois, Michael devolveu as fitas. "Ele já era um homem mais adulto, com uma aparência diferente. Pediu desculpas e não houve mais problemas. Mas deve ter ficado com alguma cópia", disse Anka ao jornal chileno.

Na opinião do compositor, os culpados da confusão envolvendo a música "This is It" são outros: a gravadora e os administradores do patrimônio do rei do pop, que tiraram o nome de Anka dos créditos da composição.

"Quando esclareci a história, liguei para eles para perguntar o que tinha acontecido. Aí, solucionamos tudo. Agora ficarei com 50% dos royalties. Eles também souberam se desculpar", concluiu músico, que nos anos 1990 vendeu a versão original de "This is It" à cantora porto-riquenha Safire.

[FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u639886.shtml]

0 comentários: