W E L C O M E !

Sejam Bem Vindos!!
No cumprimento para avaliações da Disciplina Diplomática e tipologia Documental do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, apresentamos o DIPLOMUSIC:
Aqui iremos abordar ícones interessantíssimos sobre o fascinante mundo da MÚSICA, focando principalmente em um grande nome: MOZART CAMARGO GUARNIERI, um dos músicos brasileiros mais ativos do século XX, reconhecido desde 1928, por suas composições inovadoras e de caráter nacional. Durante sua incansável trajetória, muitos documentos foram produzidos e hoje constituem um verdadeiro tesouro para memória da música Brasileira. Munidas com uma amostra de alguns desses documentos, será feita uma análise embasada nas definições e estudos sobre diplomática e tipologia documental.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Questões do Texto de Duranti - Cap 1




        Olá queridos seguidores do Blog Diplo-Music, estamos aqui para mais uma atividade semanal. Após atenta leitura do Capítulo 1 de Luciana Duranti, foram elaboradas algumas questões a respeito dos assuntos tratados no mesmo. As perguntas são:

1) A diplomática examina o conceito de originalidade. O texto de Luciana Duranti trás algumas definições de diferentes nacionalidades sobe o assunto, porém unifica esses conceitos construindo uma definição para o termo. A partir de sua bagagem arquivística e levando em conta o que foi dito por Duranti, como podemos definir originalidade documental?


2) Duranti menciona em seu texto que, naturalmente, a forma de um documento é ao mesmo tempo física e intelectual. O que a autora quer dizer com tal analogia?


3) O que foi causado pelas chamadas "guerras diplomáticas"?


4) Em seu texto, Duranti mostra que a diplomática faz distinções entre os vários tipos de cópias.Explique quais são elas.


5) Qual seria o propósito da origem da diplomática segundo Duranti?

4 comentários:

Unknown disse...

5) O que foi causado pelas chamadas "guerras diplomáticas"?

As “guerras diplomáticas” em meio o século XVII, através da transformação da análise crítica dos documentos na diplomática, ocasionou uma disciplina completa e autônoma.

Joab Oliveira 08/32260

Unknown disse...

Questão 05
Alex 06/77868
A origem da diplomática segundo Duranti se encontra vinculado a nescessidade de determinar a autenticidade dos documentos e averiguar a veracidade dos mesmos.

Cute disse...

Questão 4:
Segundo Duranti, cópia é definido como a transcrição ou duplicação de um documento original escrito. A diplomática faz distinção entre vários tipos de cópias, são elas:
Cópia Imitativa: que reproduz completa ou parcialmente não somente o conteúdo mas também a forma, incluído formas externas da original como disposição do texto, escrituras, suportes e outros. Um exemplo é a fotocópia;
Pseudo-original: quando se trata de cópias com intenções fraudulentas. Quando o autor se utiliza da cópias para imitar a original afim de enganar;
Cópia simples: se constitui da transcrição do conteúdo original, preparado por qualquer indivíduo e que não têm efeitos legais;
Cópia autêntica: cópia certificada por funcionários autorizados para cumprir essa função, com também para converter a cópia a uma forma legalmente visível. São incluídos nesta categoria os documentos "incertos", ou seja documentos citados na íntegra (documentos textuais) ou reproduzidos ( se é documentos é uma imagem, exemplo os mapas). Uma cópia autêntica em sentido diplomático é também uma cópia autêntica em sentido legal, porém nem na diplomática e nem no direito é um documento autêntico.
O propósito da análise diplomática das cópias é estabelecer não somente o tempo e o contexto que se fez cada cópia, mas também sua relação com a documentação original.

Camila Domingos dos Santos.

Rosamaria Mello. disse...

Questão 02
Duranti menciona em seu texto que, naturalmente, a forma de um documento é ao mesmo tempo física e intelectual. O que a autora quer dizer com tal analogia?


>> Duranti afirma que um documento é composto por duas formas: forma física e forma intelectual. A primeira diz respeito aos elementos extrínsecos do documento (suporte, escrita, linguagem...)enquanto a segunda diz respeito aos elementos intrínsecos (o conteúdo da mensagem).


Rosamaria Gonçalves de Mello 07/38085