Olá queridos seguidores do Blog Diplo-Music, estamos aqui para mais uma atividade semanal. Após atenta leitura do Capítulo 1 de Luciana Duranti, foram elaboradas algumas questões a respeito dos assuntos tratados no mesmo. As perguntas são:
1) A diplomática examina o conceito de originalidade. O texto de Luciana Duranti trás algumas definições de diferentes nacionalidades sobe o assunto, porém unifica esses conceitos construindo uma definição para o termo. A partir de sua bagagem arquivística e levando em conta o que foi dito por Duranti, como podemos definir originalidade documental?
2) Duranti menciona em seu texto que, naturalmente, a forma de um documento é ao mesmo tempo física e intelectual. O que a autora quer dizer com tal analogia?
3) O que foi causado pelas chamadas "guerras diplomáticas"?
4) Em seu texto, Duranti mostra que a diplomática faz distinções entre os vários tipos de cópias.Explique quais são elas.
5) Qual seria o propósito da origem da diplomática segundo Duranti?
4 comentários:
5) O que foi causado pelas chamadas "guerras diplomáticas"?
As “guerras diplomáticas” em meio o século XVII, através da transformação da análise crítica dos documentos na diplomática, ocasionou uma disciplina completa e autônoma.
Joab Oliveira 08/32260
Questão 05
Alex 06/77868
A origem da diplomática segundo Duranti se encontra vinculado a nescessidade de determinar a autenticidade dos documentos e averiguar a veracidade dos mesmos.
Questão 4:
Segundo Duranti, cópia é definido como a transcrição ou duplicação de um documento original escrito. A diplomática faz distinção entre vários tipos de cópias, são elas:
Cópia Imitativa: que reproduz completa ou parcialmente não somente o conteúdo mas também a forma, incluído formas externas da original como disposição do texto, escrituras, suportes e outros. Um exemplo é a fotocópia;
Pseudo-original: quando se trata de cópias com intenções fraudulentas. Quando o autor se utiliza da cópias para imitar a original afim de enganar;
Cópia simples: se constitui da transcrição do conteúdo original, preparado por qualquer indivíduo e que não têm efeitos legais;
Cópia autêntica: cópia certificada por funcionários autorizados para cumprir essa função, com também para converter a cópia a uma forma legalmente visível. São incluídos nesta categoria os documentos "incertos", ou seja documentos citados na íntegra (documentos textuais) ou reproduzidos ( se é documentos é uma imagem, exemplo os mapas). Uma cópia autêntica em sentido diplomático é também uma cópia autêntica em sentido legal, porém nem na diplomática e nem no direito é um documento autêntico.
O propósito da análise diplomática das cópias é estabelecer não somente o tempo e o contexto que se fez cada cópia, mas também sua relação com a documentação original.
Camila Domingos dos Santos.
Questão 02
Duranti menciona em seu texto que, naturalmente, a forma de um documento é ao mesmo tempo física e intelectual. O que a autora quer dizer com tal analogia?
>> Duranti afirma que um documento é composto por duas formas: forma física e forma intelectual. A primeira diz respeito aos elementos extrínsecos do documento (suporte, escrita, linguagem...)enquanto a segunda diz respeito aos elementos intrínsecos (o conteúdo da mensagem).
Rosamaria Gonçalves de Mello 07/38085
Postar um comentário