W E L C O M E !

Sejam Bem Vindos!!
No cumprimento para avaliações da Disciplina Diplomática e tipologia Documental do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, apresentamos o DIPLOMUSIC:
Aqui iremos abordar ícones interessantíssimos sobre o fascinante mundo da MÚSICA, focando principalmente em um grande nome: MOZART CAMARGO GUARNIERI, um dos músicos brasileiros mais ativos do século XX, reconhecido desde 1928, por suas composições inovadoras e de caráter nacional. Durante sua incansável trajetória, muitos documentos foram produzidos e hoje constituem um verdadeiro tesouro para memória da música Brasileira. Munidas com uma amostra de alguns desses documentos, será feita uma análise embasada nas definições e estudos sobre diplomática e tipologia documental.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ACERVO de GUARNIERI - documentos a serem analisados no Trabalho Final


Boa Tarde, Sras. e Srs.!


        No Post de hoje iremos apresentar alguns documentos que serão analisados tipologicamente no trabalho final do DIPLOMUSIC, assim como o contexto dos documentos apresentados. O nosso trabalho final, consitirá na análise dos documentos presentes no acervo pessoal do famoso maestro e compositor brasileiro Mozart Camargo Guarnieri. Os documentos que serão trabalhados fazem referência a uma apresentação de Guarnieri em São Paulo em 21 de julho de 1943.


Concerto n° 1 para violino e orquestra

      Em fins de 1939, Guarnieri voltou da Europa, por causa da iminência da segunda Guerra Mundial. Seu retorno a São Paulo foi particularmente difícil, sem nenhum posto oficial. É nesse contexto que surge o primeiro concerto para violino e orquestra, dedicado à violinista Eunice De Conte e por ela tê-lo estreado na então capital federal com a Orquestra Sinfônica Brasileira, dirigida pelo compositor, a 20 de setembro de 1942.
       A segunda execução ocorreu em São Paulo, a 21 de julho de 1943, com a Orquestra do Departamento Municipal de Cultura, Guarnieri regeu a orquestra com sua batuta e encerrou sua apresentação com um solo de piano. Os críticos de São Paulo foram bem generosos com a obra, que marcaria "o início da maturidade de Guarnieri como compositor e orquestrador". Pouco depois da estréia, a obra recebeu o primeiro prêmio em concurso de composição "destinado a compositores latino-americanos e promovido pela divisão de música da Pan American Union". Foi uma apresentação memorável, que hoje em dia encontra-se disponível em DVD e CD. A Discoteca Pública Municipal, hoje Discoteca Oneyda Alvarenga, promoveu gravações inéditas em primeiro registro fonográfico de música erudita brasileira contemporânea. Este projeto selecionou 15 faixas de músicas de Guarnieri gravadas em 1937 e 1943 que foram remasterizadas para este projeto e estão disponíveis na mídia CD-ROM.


  • O DIPLOMUSIC trabalhará entao, com os seguintes documentos presenteses nesse contexto:
- Partitura do Concerto nº 1 para violino e orquestra;
- Batuta utilizada para reger a orquestra durante a apresentação;
- Piano utilizado na apresentação;
- DVD+CD que contém a apresentação do maestro remasterizadas;
- Troféu (prêmio) recebido no concurso de composição.




Partituras


         Partitura é a diposição gráfica das diversas partes que formam uma peça musical, particularmente sinfônica. A obra de Guarnieri é composta por centenas de partituras. A partitura que será analisda no trabalho final, pode ser conferida no post de 7 de outubro    




Batuta e troféus (prêmios)


       Como sabemos, Mozart Camargo Guarnieri foi um grande maestro brasileiro. Todo maestro usa uma pequena vareta, fina, para reger orquestras.
         Guarnieri foi agraciado durante toda sua vida com inúmeros prêmios, condecorações e medalhas, somando mais de cem títulos nacionais e estrangeiros, e ainda premiado em mais de 10 concursos nacionais e internacionais de composição.





DVD + CD

       O projeto Camargo Guarnieri 3 concertos para violino e a Missão destaca a importância do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993) para a música clássica brasileira e retrata seu envolvimento com as propostas do Departamento de Cultura, criado por Mário de Andrade. Contemplado pelo Programa Cultural Petrobras 2007 - Memória das Artes, o projeto mostra a atuação do músico na Discoteca Pública Municipal, hoje Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, e no Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.  O DVD traz a gravação de Três Concertos para Violino e Orquestra e um documentário sobre a vida do músico.   O CD contém arquivos sonoros do Acervo Histórico da Discoteca Pública Municipal, documentos digitalizados da Missão de Pesquisas Folclóricas, todas as partituras editadas dos concertos gravados, pesquisas, além de depoimento em áudio do próprio compositor.



                                                                                                         Piano


        O piano, que também compõe o acervo pessoal do compositor, sempre foi seu instrumento preferido. Guarnieri começou a tocar piano quando criança.



É isso aí, pessoal!!!
Abraços,
DIPLOMUSIC

0 comentários: