W E L C O M E !

Sejam Bem Vindos!!
No cumprimento para avaliações da Disciplina Diplomática e tipologia Documental do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, apresentamos o DIPLOMUSIC:
Aqui iremos abordar ícones interessantíssimos sobre o fascinante mundo da MÚSICA, focando principalmente em um grande nome: MOZART CAMARGO GUARNIERI, um dos músicos brasileiros mais ativos do século XX, reconhecido desde 1928, por suas composições inovadoras e de caráter nacional. Durante sua incansável trajetória, muitos documentos foram produzidos e hoje constituem um verdadeiro tesouro para memória da música Brasileira. Munidas com uma amostra de alguns desses documentos, será feita uma análise embasada nas definições e estudos sobre diplomática e tipologia documental.

sábado, 12 de setembro de 2009

Projeto Arquivo Musical Timbira

Pessoal,

O post de hoje é referente a um Projeto que envolve MÚSICA e ARQUIVO, proposto pelo Centro de Trabalho Indigenista, feito em cima dos rituais dos povos Timbira, desde 1996.

      
        "Em 1995, o CTI incluiu a Música como disciplina dos seminários de formação de professores indígenas, o que provocou surpreendente interesse e resultou no Projeto Arquivo Musical Timbira. Desde 1996, este Projeto vem propondo procedimentos para o recolhimento, registro fonográfico, recuperação, arquivamento e classificação dos repertórios rituais dos povos Timbira.
        A circulação e intercâmbio, entre as aldeias, do material gravado, vem fortalecendo a prática musical e estimulando o interesse pela continuidade dessa prática, sobretudo em comunidades onde, por razões diversas, o patrimônio musical encontra-se enfraquecido. O recolhimento dos repertórios é feito pelos próprios índios, seguindo a uma sistemática: cada gravação de fita cassete é acompanhada de uma ficha preparada para receber dados de interesse musicológico e antropológico, sobre as ocasiões musicais. Esse trabalho tem contribuído para a valorização das diferenças entre aqueles grupos indígenas, criando uma consciência de identidade cultural comum entre os vários povos Timbira."
 
 
        É isso aí,gente! Mais informações sobre o Projeto Arquivo Musical Timbira podem ser encontradas no site do CTI (http://www.trabalhoindigenista.org.br/destaques01.asp). As informações sobre o Projeto que constam no Post foram retiradas desse mesmo site do CTI.
 
Bom Final de Semana a todos e até semana que vem!
Diplo-Music 
 



0 comentários: