W E L C O M E !

Sejam Bem Vindos!!
No cumprimento para avaliações da Disciplina Diplomática e tipologia Documental do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, apresentamos o DIPLOMUSIC:
Aqui iremos abordar ícones interessantíssimos sobre o fascinante mundo da MÚSICA, focando principalmente em um grande nome: MOZART CAMARGO GUARNIERI, um dos músicos brasileiros mais ativos do século XX, reconhecido desde 1928, por suas composições inovadoras e de caráter nacional. Durante sua incansável trajetória, muitos documentos foram produzidos e hoje constituem um verdadeiro tesouro para memória da música Brasileira. Munidas com uma amostra de alguns desses documentos, será feita uma análise embasada nas definições e estudos sobre diplomática e tipologia documental.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

GUARNIERI, O GRANDE.

Pessoal!
Iremos inaugurar nosso primeiro contato apresentando um pouquinho dessa imensurável figura que será o destaque de nosso Blog:


MOZART CAMARGO GUARNIERI


         Mozart Camargo Guarnieri, compositor brasileiro (Tietê, 1 de fevereiro de 1907 — São Paulo, 13 de janeiro de 1993). Em 2007 comemorou-se o ano do centenário de seu nascimento com apresentações e gravações em todo o Brasil. Foi notável em quase todos os setores da criação musical: para piano celebrizou-se por seus Ponteios e pela Dança Negra. A obra musical de Camargo Guarnieri é formada por mais de 700 obras e é provavelmente o segundo compositor brasileiro mais executado no mundo, superado apenas por Villa-Lobos. Pouco antes de sua morte recebeu o prêmio "Gabriela Mistral", sob o título de "maior compositor das Américas".


        Camargo Guarnieri morreu no ano de 1993.


"Devo a minha vida a três homens: meu pai, Miguel Guarnieri, o Mário de Andrade e o Lamberto Baldi. O Mário me deu cultura geral; o Baldi, a cultura musical; e meu pai, que me fez nascer". (M. C. Guarnieri)
    

0 comentários: